Desde 2003, o Brasil celebra, em 20 de novembro, o Dia da Consciência Negra. A data marca a morte de Zumbi dos Palmares, o mais célebre líder dos escravos na História do País. Zumbi morreu em 1695 e comandou a resistência do Quilombo dos Palmares por quase 100 anos. Desde o início, nos anos 1950, a TV brasileira explora o tema da escravidão, em minisséries, em programas e, principalmente, nas novelas. A bola da vez é 'Lado a Lado', atual novela das 6h da Globo. Como não lembrar de 'A Escrava Isaura', um estrondoso sucesso internacional? Ou 'Xica da Silva', inspirada em filme dos anos 1970? Viaje com a gente no túnel do tempo e relembre as novelas brasileiras que exploraram o tema da escravidão!
"A Escrava Isaura" (1976 e 2004)
Do que se tratava a história? Inspirada no livro de mesmo nome de Bernardo Guimarães, a novela de Gilberto Braga conta a saga de Isaura (Lucélia Santos), uma escrava branca perseguida e castigada pelo seu senhor, Leôncio (Rubens de Falco). Em 2004, a TV Record fez uma nova versão, também dirigida por Herval Rossano, com Bianca Rinaldi no papel de Isaura e Leopoldo Pacheco como Leôncio.
Como a escravidão foi abordada? A trama tem como pano de fundo a luta abolicionista no Brasil do final do século 19. Isaura não é livre, porque Leôncio tem sua carta de alforria, que foi deixada pela mãe dela. Ao final, o vilão acaba se matando depois de ter todos os bens arrendados por Álvaro (Edwin Luisi), jovem abolicionista por quem Isaura se apaixona. Na versão da Record, Álvaro é interpretado por Théo Becker.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pelo seu comentário.