A tradição de conservar frutas é provavelmente tão antiga quanto o ato de colhê-las dos pés. Buscamos as mais diversas formas para tentar preservá-las, desidratando-as e preparando geleias, compotas e doces. Há quem diga que assim se perde o sabor delicado do fruto maduro, mas, convenhamos, são poucos que não sentem prazer em fisgar um pêssego boiando em calda de sua lata.
O pessegueiro dá frutos nos meses de novembro e dezembro e, por isso, as versões in natura e em calda da fruta são personagens constantes em nossos natais. Contudo, muitas vezes, em meio a tantos outros doces "mais atraentes", o pêssego em calda e outras conservas ficam abandonados no fundo dos armários durante o período de festas. Aproveite esses meses de calor para consumir a fruta durante sua época, e não deixe de preparar o seu próprio pêssego em calda, estocando consigo um pedacinho do verão.
Uma forma interessante de consumir os pêssegos em calda é na sobremesa Pêssegos Melba ("Pêche Melba", em francês), que foi criada por volta de 1892 em homenagem à soprano australiana Nellie Melba pelo lendário chef francês Auguste Escoffier, uma das figuras mais proeminentes no desenvolvimento da culinária francesa moderna.
Veja abaixo a receita de pêssegos em calda e os leves e práticos Pêssegos Melba, perfeitos para jantares e almoços festivos.
Pêssegos em calda
Ingredientes:
1 kg de pêssegos de polpa amarela (próprio para doces)
500 g de açúcar
1 l de água
Modo de fazer:
- Descasque os pêssegos maduros, retirando a pele fina e qualquer parte batida com uma faca bem afiada, ou escalde-os em água fervendo até soltarem a pele. Se desejar, corte-os ao meio e retire os caroços ou mantenha-os inteiros.
- Cozinhe os pêssegos em água quente em fogo médio por cerca de 30 minutos ou até ficarem macios quando espetá-los com um palito de churrasco. Escorra-os e use a metade do peso do pêssego em açúcar comum (para 1,2 kg de pêssegos, 600 g de açúcar).
- Adicione os pêssegos, o açúcar e a água a uma panela grande sob fogo médio. Quando começar a ferver, diminua o fogo e cozinhe até a calda engrossar (aproximadamente 45 minutos). Depois de algumas horas, já em temperatura ambiente, ligue o fogo mais uma vez para os pêssegos cozinharem na calda por 20 minutos. Deixe esfriar completamente antes de dispô-los, junto à calda, em potes esterilizados em água fervente.
Observação: O doce não fica com o tom claro do pêssego industrializado por não conter substâncias químicas que impedem o escurecimento.
Pêssegos Melba
Ingredientes:
- Pêssegos em calda fatiados
- Sorvete de creme
- 300 g de framboesas
- 2 colheres de sopa de açúcar
- 2 colheres de sopa de suco de limão
Modo de fazer:
- Faça um coulis de framboesa: leve ao fogo médio as framboesas, o açúcar e o suco de limão, amassando com um garfo até a mistura ficar homogênea e aferventar. Peneire para retirar as sementes da framboesa e resfrie.
- Em taças para servir, coloque bolas de sorvete no fundo, fatias de pêssegos em calda por cima e despeje o coulis de framboesa para finalizar. Se desejar, decore com algumas framboesas reservadas ou amêndoas tostadas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pelo seu comentário.